Ethanol Summit 2009

Sábado, 15 de Dezembro de 2018

> English

Notícias

Biocombustíveis na visão de especialistas
30/04/2009

A produção de biocombustíveis é frequentemente incluída em discussões sobre a preservação de ecossistemas. Afinal, esse tipo de cultivo pode reduzir a oferta de alimentos ou ameaçar a floresta amazônica e outras áreas sensíveis? O uso de biocombustíveis contribui para atenuar ou acentuar o aquecimento global, como às vezes se acusa?
 
São temas às vezes polêmicos, em grande medida devido à confusão que se faz entre os vários tipos de biocombustíveis, que serão abordados durante o painel “Protegendo Ecossistemas na Produção dos Biocombustíveis”, marcado para a terça-feira, dia 2 de junho, segundo dia do Ethanol Summit 2009 que acontece em São Paulo.

Especialistas e autoridades voltadas para o meio ambiente trarão ao encontro suas experiências e propostas, inclusive econômicas. É o caso de David Cleary, diretor de estratégias de conservação para a América do Sul na ONG Nature Conservancy (TNC). Cleary conhece não apenas a realidade dos países sul-americanos, mas detalhes principalmente do que acontece no Brasil, onde viveu por 15 anos.

Estudioso da floresta amazônica, o presidente do conselho mundial do Forest Stewardship Council (FSC - Conselho Brasileiro de Manejo Florestal) e presidente do conselho consultivo do Instituto para o Agronegócio Responsável (Ares), Roberto Waack, pode avaliar as conseqüências da substituição de parte da floresta original pela agricultura.

O ponto de vista de quem está ou já esteve nos Poderes Executivo e Legislativo fica por conta do secretário de Estado de Meio Ambiente em São Paulo, Xico Graziano, e do ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e ex-deputado federal, Fábio Feldmann, hoje consultor ambiental. Graziano, com uma longa carreira ligada à agricultura e ao meio ambiente, será moderador do debate.

Realizado a cada dois anos pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o Ethanol Summit é o principal evento voltado para os biocombustíveis da América Latina e um dos principais do mundo.


voltar

Arquivo


09/06/2009 Castroneves vence 500 Milhas de Indianápolis com etanol de cana
05/06/2009 “Até 2011!”
05/06/2009 Ethanol Summit homenageia personalidades
04/06/2009 A busca de equilíbrio nos processos de certificação
04/06/2009 Painel do Summit rechaça o mito de que biocombustível afeta produção de alimentos
   Realização:

Copyright 2008 - Ethanol summit - todos os direitos reservados. Resolução mínima recomendada 1024x768 pixels.

Política de Privacidade - Saiba como fazer sua inscrição

  • Patrocínio
  • Plenária Especial
  • Transportadoras Oficiais
  • Apoio
  • Parceria
  • Realização