Ethanol Summit 2009

Sábado, 15 de Dezembro de 2018

> English

Notícias

Desrespeito a ecossistemas pode provocar boicote internacional, adverte Feldmann
05/05/2009

O plantio da cana-de-açúcar não deve ser o vetor de substituição do bioma natural brasileiro, especialmente o Pantanal Mato-Grossense, a Amazônia e o Cerrado, que não podem ser desmatados. Este é um dos pontos que o ex-secretário de meio ambiente do Estado de São Paulo e ex-deputado federal, Fábio Feldmann, hoje consultor ambiental, pretende defender durante o painel “Protegendo Ecossistemas na Produção dos Biocombustíveis”, na terça-feira, dia 2 de junho, segundo dia do Ethanol Summit 2009, que será realizado em São Paulo.

Para Feldmann, caso ecossistemas sensíveis não sejam protegidos, as conseqüências poderão ser dramáticas: “O pior cenário seria a pressão internacional para que não se consuma o etanol brasileiro.” Neste caso, ele contempla inclusive a possibilidade de um boicote, o que seria prejudicial para toda a cadeia que envolve o produto no País.

Feldmann pretende demonstrar durante o painel a importância de se incorporar a dimensão ambiental à produção do etanol, desde o cumprimento da legislação até a certificação. O cumprimento dessas etapas viabilizará o acesso ao mercado internacional e tornará a produção um vetor de conservação do meio ambiente e de combate ao aquecimento global, acredita o especialista.

O painel terá ainda a participação do presidente do conselho mundial do Forest Stewardship Council (FSC) e presidente do conselho consultivo do Instituto para o Agronegócio Responsável (Ares), Roberto Waack. No artigo “Uma luz sobre a floresta”, publicado no site da UNICA, ele explica o que é o bioma amazônico – uma área de 419 milhões de hectares, que contempla o conjunto de ecossistemas da bacia do rio Amazonas e se estende do Brasil para áreas de outros países latino-americanos. O texto também detalha diferentes formas como o bioma amazônico é afetado pela atividade humana. Para saber mais, acesse o link: http://www.unica.com.br/opiniao/show.asp?msgCode=%7B26590418-9861-4512-BC3C-DA4EE54EA396%7D


voltar

Arquivo


09/06/2009 Castroneves vence 500 Milhas de Indianápolis com etanol de cana
05/06/2009 “Até 2011!”
05/06/2009 Ethanol Summit homenageia personalidades
04/06/2009 A busca de equilíbrio nos processos de certificação
04/06/2009 Painel do Summit rechaça o mito de que biocombustível afeta produção de alimentos
   Realização:

Copyright 2008 - Ethanol summit - todos os direitos reservados. Resolução mínima recomendada 1024x768 pixels.

Política de Privacidade - Saiba como fazer sua inscrição

  • Patrocínio
  • Plenária Especial
  • Transportadoras Oficiais
  • Apoio
  • Parceria
  • Realização