Ethanol Summit 2009

Sábado, 15 de Dezembro de 2018

> English

Notícias

Etanol de primeira geração: espaço para crescer?
07/05/2009

A tecnologia para produção de etanol de primeira geração (1G), ou seja, a partir da glucose da cana-de-açúcar, ainda tem espaço para crescer ou já está superada? Na opinião do ex-ministro da ciência e tecnologia e hoje professor e pesquisador da Universidade de São Paulo, o físico José Goldemberg, ainda há muito espaço para crescer com a atual tecnologia. Na última sessão plenária do Ethanol Summit 2009, ele vai apresentar as conclusões de seu mais novo trabalho explorando os limites do etanol de primeira geração.
 
Goldemberg sentiu a necessidade de examinar o tema ao constatar que existe um grande movimento nos Estados Unidos e na Europa a favor de investimentos na tecnologia de segunda geração, ou a busca pelo chamado etanol celulósico. Neste caso, o combustível é produzido a partir da celulose, que, ao invés da cana ou do milho, pode vir de inúmeras fontes - de cascas de árvores, resíduos vegetais e capim, a pneus e lixo urbano.
 
“Os americanos estão excitados pela tecnologia de segunda geração porque não têm cana-de-açúcar nos EUA. Querem mostrar que a tecnologia atual não tem futuro", explica o professor. Ele destaca que mesmo no Brasil, os investimentos em busca do etanol celulósico já consomem entre R$50 e R$100 milhões por ano em pesquisas, enquanto os valores investidos só nos Estados Unidos atingem centenas de milhões de dólares.
 
Goldemberg defende que a chegada do etanol de segunda geração não decretará o fim da tecnologia existente, como alguns imaginam. “Há muita área no mundo que poderia aumentar a plantação de cana, assim como países que hoje praticamente só produzem açúcar, como África do Sul e Colômbia, que poderiam se voltar também para o etanol”, sugere o professor. Ele apresenta suas conclusões no último dia do Ethanol Summit, em sessão plenária no auditório principal do Sheraton World Trade Center Hotel, a partir das 16:00 horas.


voltar

Arquivo


09/06/2009 Castroneves vence 500 Milhas de Indianápolis com etanol de cana
05/06/2009 “Até 2011!”
05/06/2009 Ethanol Summit homenageia personalidades
04/06/2009 A busca de equilíbrio nos processos de certificação
04/06/2009 Painel do Summit rechaça o mito de que biocombustível afeta produção de alimentos
   Realização:

Copyright 2008 - Ethanol summit - todos os direitos reservados. Resolução mínima recomendada 1024x768 pixels.

Política de Privacidade - Saiba como fazer sua inscrição

  • Patrocínio
  • Plenária Especial
  • Transportadoras Oficiais
  • Apoio
  • Parceria
  • Realização