Ethanol Summit 2009

Sábado, 15 de Dezembro de 2018

> English

Notícias

Testes de certificação serão discutidos no Ethanol Summit
12/05/2009

A certificação de biocombustíveis é uma demanda cada vez mais presente no mercado global. Como ainda não existe um padrão, há casos de países que adotaram algumas regras em sua própria legislação. Agora, o caminho para a padronização promete criar práticas que não só darão tranqüilidade aos clientes como também estabelecerão vantagens para as empresas que as adotarem. Em abril terminou uma consulta pública liderada pela BSI – Iniciativa de Melhores Práticas para Cana-de-Açúcar – para criar regras de certificação. As contribuições do setor serão discutidas durante o Ethanol Summit 2009, que será realizado de 1º a 3 de junho, em São Paulo, organizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Com base nisto, ainda em junho serão iniciados testes piloto em vários países produtores de cana-de-açúcar.
 
Brasil e Índia estão entre os países que farão os testes, por serem os maiores produtores mundiais de cana-de-açúcar, diz a assessora internacional da UNICA, Géraldine Kutas. Sua expectativa é de que a certificação fique pronta no primeiro semestre de 2010. Trata-se de um padrão voluntário internacional que será fornecido pela BSI. A adesão não deverá ser total, porém significativa, uma vez que grandes compradores exigirão a certificação dos fornecedores de açúcar e dos produtores de etanol de cana-de-açúcar. Quem não for certificado perderá negócios.
 
A certificação pode ser um requerimento legal, presente na legislação de alguns países, caso da União Européia, onde entrará em vigor em 2010. Pode ser também privada, voluntária, exigida, por exemplo, pela indústria petroleira, consumidora de biocombustível. O objetivo é tornar o produto sustentável, explica Géraldine, ao acrescentar que embora haja muitas iniciativas, ainda não existem empresas certificadas, o que deverá ocorrer nos próximos meses. A certificação voluntária é mais abrangente que as regras estabelecidas em uma legislação, já que esta precisa ser de caráter geral, para não ficar engessada.
 
No dia 2 de junho será realizado o painel “Biocombustíveis Certificados: Como chegar lá”, durante o Ethanol Summit. Participarão o presidente da BSI, Daudi Lelijveld; Rosemary Vianna, diretora de certificação de sistemas e serviços da SGS Brasil, e Nick Goodall, CEO da RFA – Agência de Combustíveis Renováveis.


voltar

Arquivo


09/06/2009 Castroneves vence 500 Milhas de Indianápolis com etanol de cana
05/06/2009 “Até 2011!”
05/06/2009 Ethanol Summit homenageia personalidades
04/06/2009 A busca de equilíbrio nos processos de certificação
04/06/2009 Painel do Summit rechaça o mito de que biocombustível afeta produção de alimentos
   Realização:

Copyright 2008 - Ethanol summit - todos os direitos reservados. Resolução mínima recomendada 1024x768 pixels.

Política de Privacidade - Saiba como fazer sua inscrição

  • Patrocínio
  • Plenária Especial
  • Transportadoras Oficiais
  • Apoio
  • Parceria
  • Realização