Ethanol Summit 2009

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

> English

Notícias

Ethanol Summit homenageia personalidades
05/06/2009

Três grandes personalidades foram homenageadas por notáveis contribuições ao setor sucroenergético brasileiro, durante a plenária de encerramento do Ethanol Summit 2009 que aconteceu na quarta-feira (04/06/09), em São Paulo. José Goldemberg, conhecido por suas posições a favor do Meio Ambiente e das energias renováveis; Isaias de Carvalho Macedo, que se dedica à pesquisa das energias renováveis desde a década de 70 e João Camilo Penna, engenheiro e articulador relevante da implantação e sucesso do Proálcool.

De acordo com o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), organizadora do Summit, Marcos Sawaya Jank, nas próximas edições do evento serão homenageadas pessoas que dedicaram grande esforço e tempo para o sucesso do modelo brasileiro de produção de etanol que garantiu ao Brasil posição de destaque no cenário mundial. “Neste ano, escolhemos João Camilo Penna, por ser um dos principais responsáveis pela implantação do Proálcool na década de 70; Isaias de Carvalho Macedo pelos trabalhos realizados no Centro de Tecnologia Canavieira e seus estudos na área de eficiência energética; e José Goldemberg, por suas memoráveis contribuições científicas ao setor de energias renováveis”. 

Participaram da entrega dos prêmios o presidente do Grupo Cosan, Rubens Ometto, o membro do conselho de administração do Grupo São Martinho, Homero Correa de Arruda Filho, e o membro do conselho da Copersucar, do Centro de Tecnologia Canavieira e conselheiro da UNICA, Werther Annicchino.

A planária de encerramento do Ethanol Summit 2009, contou ainda com a presença do vice-presidente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/ Ciesp), João Guilherme Sabino Ometto, o secretário de produção e agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Bertone, o representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Carlos Cristo, o representante da secretaria do Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Luciano Tavares de Almeida, o presidente da UNICA, Marcos Jank, além do jornalista William Waack como moderador.

Homenageados

Goldemberg foi secretário de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo na gestão Fleury e Secretário de Ciência e Tecnologia e Ministro da Educação na administração Collor. Durante a realização da reunião das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima – Rio 92 atuou com ministro do meio-ambiente e líder do governo neste evento internacional.

Defende o etanol de cana-de-açúcar como alternativa viável e competitiva, e acredita que existe espaço no mercado também para outros combustíveis extraídos da biomassa como o etanol celulósico, que permitirá a utilização de diversos resíduos, o biogás produzido pela conversão microbiana do lixo e o uso de madeira de florestas plantadas para geração de eletricidade, por combustão direta ou gaseificação.

Isaias de Carvalho Macedo é pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Universidade Estadual de Campinas nas áreas “Energia Renovável: Etanol de Biomassa” e “Prospecção Tecnológica em Energia”. Dirigiu o Centro de Tecnologia Copersucar (atual Centro de Tecnologia Canavieira) um dos institutos de pesquisa de maior renome focado na agroindústria da cana-de-açúcar brasileira.

Foi um dos pioneiros no mundo a avaliar a eficiência energética e a emissão de gases de efeito estufa relacionados com o ciclo de vida do etanol. Em 2005 coordenou a elaboração de uma coletânea de artigos escritos por 12 autores - A Energia da Cana-de-Açúcar - que se tornou referência no setor.

João Camilo Penna ocupou o cargo de Ministro da Indústria e Comércio na gestão Figueiredo. Penna assumiu a defesa do Proálcool no governo mostrando que o biocombustível seria uma realidade e defendendo a viabilidade de um sistema eficiente de abastecimento. Numa posição pioneira, argumentava que o uso do etanol seria uma alternativa ao combate da poluição nas grandes cidades, numa época em que não se falava em Aquecimento Global ou Mudanças Climáticas.

Ainda na área energética, Penna foi presidente da Cemig e de Furnas. Ainda hoje - como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais (CDES) - participa ativamente do debate dos grandes temas nacionais, principalmente os relacionados à Sustentabilidade e Tributação, levando um pouco de sua visão histórica e raciocínio analítico


voltar

Arquivo


09/06/2009 Castroneves vence 500 Milhas de Indianápolis com etanol de cana
05/06/2009 “Até 2011!”
05/06/2009 Ethanol Summit homenageia personalidades
04/06/2009 A busca de equilíbrio nos processos de certificação
04/06/2009 Painel do Summit rechaça o mito de que biocombustível afeta produção de alimentos
   Realização:

Copyright 2008 - Ethanol summit - todos os direitos reservados. Resolução mínima recomendada 1024x768 pixels.

Política de Privacidade - Saiba como fazer sua inscrição

  • Patrocínio
  • Plenária Especial
  • Transportadoras Oficiais
  • Apoio
  • Parceria
  • Realização