Ethanol Summit 2009

Sábado, 15 de Dezembro de 2018

> English

Notícias

Políticos debatem alteração do código florestal
01/06/2009

As propostas para alteração do código florestal foram debatidas durante o painel “Biocombustíveis: crescendo sem desmatamento”, nesta segunda-feira, 1º de junho, no Ethanol Summit. O deputado federal Marcos Montes (PFL-MG) disse que é preciso considerar áreas de proteção permanente para efeito de reserva legal, permitir a recomposição da reserva legal com espécies arbóreas exóticas e fortalecer o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) em lei.
 
Já o deputado Antonio Carlos Mendes (PMDB-SP) opinou que quando tem política pública que tenha uma externalidade é mais fácil abraçar a causa. Referia-se à criação de empregos no mercado potencial. Na questão do etanol, quanto mais se mistura o produto à gasolina, mais cresce o mercado, disse ele.
 
A senadora Kátia Abreu (PFL-TO) e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), reclamou que parte do País ficou 13 anos proibida de debater a questão ambiental: “A reserva de mercado era grande e havia ouvidos só para alguns ecologistas.” Destacou a urgência em mudar o código florestal e, se isto não ocorrer logo, advertiu que poderá haver impedimento de exportações por falta de legislação.
 
Kátia atribuiu alguns desmatamentos à falta de legislação pertinente ou mudanças no código, pois o direito de propriedade especifica quanto se pode desmatar por região. “Estas mudanças fizeram com que produtores do Brasil desmatassem suas áreas rurais”, opinou ela. “Não podemos criminalizar esses produtores como se fossem culpados por este desmatamento ilegal.” Para ela, a maneira mais honesta de tratar o pacto ambiental é fazer um pacto federativo. E concluiu: “Se fosse cumprido 100% da legislação ambiental, 71% do território nacional estaria comprometido com a cobertura florestal. Por que não transformar a cobertura florestal em um grande negócio para o Brasil”.

 


voltar

Arquivo


09/06/2009 Castroneves vence 500 Milhas de Indianápolis com etanol de cana
05/06/2009 “Até 2011!”
05/06/2009 Ethanol Summit homenageia personalidades
04/06/2009 A busca de equilíbrio nos processos de certificação
04/06/2009 Painel do Summit rechaça o mito de que biocombustível afeta produção de alimentos
   Realização:

Copyright 2008 - Ethanol summit - todos os direitos reservados. Resolução mínima recomendada 1024x768 pixels.

Política de Privacidade - Saiba como fazer sua inscrição

  • Patrocínio
  • Plenária Especial
  • Transportadoras Oficiais
  • Apoio
  • Parceria
  • Realização