Ethanol Summit 2009

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

> English

Biografia

  1. Nome:Katia Abreu
  2. Biografia:

    Senadora da República pelo Estado do Tocantins, Kátia Abreu é presidente da CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, entidade que reúne 27 Federações estaduais, 2.142 sindicatos rurais e mais de 1 milhão de produtores sindicalizados. Primeira mulher na liderança do agronegócio brasileiro, setor que representa 24% do Produto Interno Bruto (PIB), emprega 37% da força de trabalho e gera 36% das exportações, Kátia Abreu defende a reestruturação do crédito rural brasileiro, onde possa garantir o seguro de renda aos agropecuaristas brasileiros.
    Empenhada no fortalecimento da livre iniciativa, Kátia Abreu considera indispensável o avanço do Brasil em infra-estrutura de transportes, especialmente portuária e hidroviária. A construção de um país de oportunidades para todos, na sua avaliação, passa por uma economia de mercado forte e por mais investimentos em educação.
    Em 1998, Kátia Abreu disputou, pela primeira vez, uma cadeira na Câmara Federal, ficando como primeira suplente. Assumiu a vaga em 2000 e, em 2001, foi escolhida para presidir a Frente Parlamentar da Agricultura no Congresso (Bancada Ruralista), sendo a primeira mulher no país a comandar a Frente, que na época contava com 180 integrantes. Em 2002, foi reeleita para a Câmara dos Deputados. Em outubro de 2006, Kátia Abreu foi eleita a primeira senadora do Tocantins.
    No Senado, Kátia Abreu fez inúmeros pronunciamentos e realizou audiências públicas para provocar debates sobre temas importantes para a sociedade, como os gargalos da logística de transporte de cargas no país e questões que interferem na atividade produtiva rural – custo de produção, direito de propriedade e legislações trabalhista e ambiental.
    Sua carreira como líder classista teve início quando foi convidada a se candidatar à presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Eleita primeira mulher no Brasil a comandar uma entidade rural, sua gestão ficou marcada pela modernização do sindicato, pela união dos pecuaristas e agricultores e por projetos sociais que levaram cidadania ao povo do campo, como o Projeto Sindicato no Campo.
    Em seguida, foi eleita presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, cargo que exerceu por quatro mandatos consecutivos (1995 a 2005). Destacou-se como a primeira – e única até hoje – mulher a comandar uma entidade dessa natureza no país. Deu início ao projeto de valorização e modernização dos sindicatos rurais no Estado implantando o Projeto Cidadão Rural. À frente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Kátia Abreu capacitou mais de 38 mil trabalhadores rurais.
    Em 2005, elegeu-se Vice-Presidente de Secretaria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), cargo que ocupou por três anos. Em novembro de 2008, a Senadora Kátia Abreu elegeu-se, em chapa única, presidente da CNA para o triênio 2008 a 2011. É a primeira mulher no Brasil a presidir uma confederação representativa de uma atividade econômica.
    Kátia Abreu tem como meta prioritária a revisão e reestruturação da política de crédito rural. O novo formato deverá manter a política de abastecimento à população e garantir a renda do agricultor brasileiro.
    Implantará na CNA, através do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, programas nacionais de grande relevância para modernização e eficiência do setor agropecuário, tais como: Empreendedores Rurais; Inclusão Digital e Campo Futuro (ensinar o produtor rural a operar regularmente no mercado futuro), além dos programas Fazenda Legal, Terra Adorada e Mãos que Trabalham, com ações educativas e de conscientização sobre legislações trabalhista, ambiental, fundiária, tributária e previdenciária.
     
     

     

  3. Dados disponibilizados são de responsabilidade exclusiva do palestrante

Segunda-feira , 01/06

Horário Título Sala Assista ao Vídeo
14h00 Biocombustíveis: Crescendo sem Desmatamento O Futuro Áudio Original



Programação e palestrantes podem ser alterados a critério exclusivo dos organizadores.

   Realização:

Copyright 2008 - Ethanol summit - todos os direitos reservados. Resolução mínima recomendada 1024x768 pixels.

Política de Privacidade - Saiba como fazer sua inscrição

  • Patrocínio
  • Plenária Especial
  • Transportadoras Oficiais
  • Apoio
  • Parceria
  • Realização