Ethanol Summit 2009

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

> English

Summit-na-Mídia

Presidente mundial da Novozymes discute biocombustíveis e etanol de segunda geração em São Paulo
Paranashop
15/05/2009

O presidente mundial da maior fabricante de enzimas industriais do mundo, a Novozymes, que tem unidade em Araucária (PR), estará em São Paulo no mês que vem para participar da Ethanol Summit 2009, promovida pela Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar).

Trata-se do microbiologista Steen Riisgaard, que vem da Dinamarca para falar sobre as perspectivas globais para os biocombustíveis e o etanol de segunda geração, feito do bagaço da cana. Um projeto que tramita na Câmara Federal, em regime de urgência, propõe um acordo de cooperação entre o Brasil e a Dinamarca para impulsionar avanços na área de energia renovável e ainda vai ser analisado pelo plenário. Mas a unidade brasileira da multinacional já está trabalhando no desenvolvimento de soluções para o novo processo de fabricação do etanol.

Até 2010 a empresa pretende disponibilizar globalmente enzimas comerciais que irão viabilizar a a sua produção. Enquanto o projeto se desenvolve no Brasil, Riisgaard já comemora avanços nos Estados Unidos, onde o presidente Barack Obama empreende um plano para os biocombustíveis. “Obama estabelece um caminho claro e imediato na direção da comercialização de biocombustíveis avançados, capazes de fornecer segurança energética e a criação de 200 mil novos empregos verdes, além de uma redução de CO2 de 92%, em relação ao uso da gasolina”, comentou o dinamarquês. Realizada a cada dois anos, a Ethanol Summit é um dos principais eventos voltados ao biocombustível no mundo.

Raio-x:

Steen Riisgaard é presidente da Novozymes e está no cargo desde quando a companhia foi desmembrada da Novo Nordisk, em 2000. Riisgaard entrou para a Novo em 1979, como microbiologista para pesquisa e desenvolvimento de enzimas. Em 1982 se transferiu para Tóquio, onde fundou uma unidade da pesquisa e desenvolvimento de enzimas na subsidiária da Novo.

Retornou para a Dinamarca em 1985, como diretor de pesquisa de processo de enzimas e, no ano seguinte, foi nomeado vice-presidente da divisão de enzimas para detergentes. Em 1989, foi promovido a vice-presidente executivo corporativo, com responsabilidades especiais nos negócios com enzimas, incluindo pesquisa, desenvolvimento e aplicações, produção e todas as operações da Novo Nordisk na China. Antes de entrar na Novo Nordisk, Riisgaard foi pesquisador do Serum Institute, da Dinamarca, de 1976 a 77, e microbiologista da Foss Electric. Riisgaard graduou-se em biologia pela Universidade de Copenhagen. Também integra os conselhos do WWF (World Wildlife Fund) da Dinamarca e da Egmont International Holding, além de ser presidente do conselho da EuropaBio (Associação das Biodindústrias da Europa).

Mais informações na internet:
http://www.ethanolsummit.com.br


voltar

Arquivo


11/06/2009 Respeito merecido
02/06/2009 Exportação será foco da produção de etanol da Petrobras Biocombustíveis
02/06/2009 Em 3 anos, Petrobras produzirá etanol celulósico
02/06/2009 Alternativas renováveis ao etanol ainda esbarram em custos
02/06/2009 UE discute certificação do etanol em março de 2010
   Realização:

Copyright 2008 - Ethanol summit - todos os direitos reservados. Resolução mínima recomendada 1024x768 pixels.

Política de Privacidade - Saiba como fazer sua inscrição

  • Patrocínio
  • Plenária Especial
  • Transportadoras Oficiais
  • Apoio
  • Parceria
  • Realização