Ethanol Summit 2009

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

> English

Summit-na-Mídia

Kassab recebe motos movidas a álcool em evento sobre biocombustíveis
Site Último Segundo - ultimosegundo.ig.com.br
01/06/2009

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab recebeu seis motos Honda, movidas a álcool, na planária de a abertura da segunda edição do Ethanol Summit, congresso organizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) para debater o mercado do etanol como biocombustível. As chaves, entregues ao prefeito foram uma forma de sensibilizar a prefeitura a renovar a frota de motos e ônibus da capital, de acordo com a Marcos Jank, presidente Unica.

“Tenham certeza de que a prefeitura tem plena consciência da participação do etanol em nossa economia. [...] Espero muito em breve ter dezenas de ônibus de nossas concessionárias operando com etanol”, disse Kassab.

O prefeito de São Paulo citou também sua recente participação no C40, grupo formado pelas 40 maiores cidades do mundo, realizado em Seul, na Coréia do Sul, e informou que o próximo encontro do grupo será na capital paulista, devido aos “investimentos em meio ambiente” da cidade. Kassab lembrou que os gases provenientes do lixo produzido em São Paulo – 15 mil toneladas por dia – são transformados em energia, em vez de irem para a atmosfera.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode comparecer ao evento, por causa da viagem à América Central, e enviou uma mensagem em vídeo. “Podem contar comigo como divulgador [do etanol] e uma pessoa interessada em que o mundo assuma a responsabilidade do modelo de desenvolvimento que temos hoje. [...] Se cada um de nós cumprir com suas obrigações certamente deixaremos um legado infinitamente melhor do que aquele que nosso pais deixaram para nós”, afirmou o presidente.

Discussões

O Ethanol Summit, organizado pela Unica, começa nesta segunda-feira e vai até a próxima quarta-feira. O evento contará com a participação do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, que vai fazer uma palestra para encerrar as atividades do primeiro dia de evento. O tema ainda não foi divulgado.

Após a abertura do congresso, diretores da Unica vão apresentar os projetos de Comunicação da Cadeia Sucroenergética Brasileira e de Requalificação de Trabalhadores da Cana-de-Açúcar.

Ainda hoje estarão em debate temas como o uso de biocombustíveis na aviação, a proteção dos ecossistemas na produção de biocombustíveis e o etanol de segunda geração.

Novidades

Uma das novidades desta edição é a plenária especial organizado pela revista The Economist, com o tema “Um debate sobre o combustível do futuro”, que abre a programação de terça-feira. Na programação do dia, estarão em pauta também o etanol certificado, a produção de biocombustíveis pelas empresas petrolíferas e os avanços na tecnologia flex fuel.

O último dia será aberto por uma sessão plenária com o tema “Etanol: Produção Doméstica vs. Global” e terá debates sobre a produção de alimentos contra a de etanol, opções para motores a diesel e o acordo Brasil-Estados Unidos na produção de etanol.

No encerramento do Ethanol Summit, quarta-feira, estarão presentes a ministra da Casa Civil Dilma Roussef, o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, o secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Ivan Ramalho, o secretário de Produção e Agroenergia do , Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Bertone, e o presidente da Unica, Marcos Jank.


voltar

Arquivo


11/06/2009 Respeito merecido
02/06/2009 Exportação será foco da produção de etanol da Petrobras Biocombustíveis
02/06/2009 Em 3 anos, Petrobras produzirá etanol celulósico
02/06/2009 Alternativas renováveis ao etanol ainda esbarram em custos
02/06/2009 UE discute certificação do etanol em março de 2010
   Realização:

Copyright 2008 - Ethanol summit - todos os direitos reservados. Resolução mínima recomendada 1024x768 pixels.

Política de Privacidade - Saiba como fazer sua inscrição

  • Patrocínio
  • Plenária Especial
  • Transportadoras Oficiais
  • Apoio
  • Parceria
  • Realização