Ethanol Summit 2009

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

> English

Summit-na-Mídia

Unica anuncia programas na área de etanol
Site Terra - www.terra.com.br
01/06/2009

O presidente da União da Indústria Canavieira (Unica), Marcos Jank, lançou durante a abertura do encontro Ethanol Summit -2009 os projetos Agora e Renovação.O primeiro tem por objetivo disseminar, por meio de ações de comunicação, a importância do uso de energias renováveis e sustentáveis de origem agrícola. O segundo busca, por meio da reciclagem, preparar os trabalhadores para a mecanização do setor, de forma a evitar o desemprego.

O evento, realizado em São Paulo, vai até o dia 3. Da cerimônia de abertura participaram o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o governador José Serra, o vice-governador Alberto Goldman, o representante do setor de agricultura dos Estados Unidos, Dallas Tonsager, o vice-presidente do IADB, Roberto Vellutini, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, entre outros. A Honda doou à prefeitura seis motos movidas a etanol, capazes de rodar 420 km com um tanque.

De acordo com Jank, entre os objetivos do programa Agora está esclarecer a população sobre as mudanças climáticas, destacando a importância e a contribuição do etanol e da bioeletricidade no enfrentamento do problema, ampliar o consumo de etanol pelos veículos, com o estímulo a novos usos, como em motocicletas, na produção de plásticos etc.

"No final, o que a gente quer é mostrar que o etanol é sustentável. Ele não é bom só por ter preço mais baixo que a gasolina. Ele ajuda a criar empregos e também a combater as mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, queremos deixar clara a asscociação0 entre biocombustíveis e bioenergia", diz Jank.

Com o programa Renovação, a Unica pretende acelerar o processo de qualificação dos trabalhadores rurais de forma a prepará-los para as novas funções que a mecanização da colheita da cana vai exigir e treinar outra parcela para outras atividades econômicas, reduzindo o impacto do desemprego. O objetivo é treinar e requalificar 7 mil pessoas por ano. Entre os cursos, há os de operadores de máquinas, mecânicos, eletricistas, soldadores, técnicos em reflorestamento, construção civil, computação, agricultura.

A ministra Dilma Roussef salientou a importância do etanol para o governo brasileiro. "É uma prioridade nossa, pois oferece grandes possibilidades econômicas, na criação de empregos e no combate às mudanças climáticas." Lembrou que, quando do início do Proálcool, há 34 anos, o País produzia 3 mil litros por hectare e hoje chega a 7 mil litros por hectare. "Nestes 30 anos, com o uso de etanol, deixamos de emitir 850 milhões de toneladas de CO2."

A ministra disse que, nos próximos dias, o governo vai anunciar o protocolo trabalhista, feito em parceria com os empresários e sindicato, que vai beneficiar mais de 500 mil trabalhadores rurais do setor pelo Brasil.

O governador de São Paulo, José Serra, falou da importância do etanol para a economia do Estado. "Cerca de 1/5 do território de São Paulo tem plantação de cana. Por hectare, essa cultura gera R$ 4 mil de renda, ante R$ 1,5 mil da soja", disse. "Com o desenvolvimento da frota flex no Estado, deixamos de emitir entre 2004 e 2008, 35 milhões de toneladas de CO2. "A colheita mecânica, que na safra 2006/2007, era de 34%, chegou, em 2008/2009,a 49%", afirmou. O governador lembrou ainda que o potencial do setor para geração de energia a partir de biomassa em 2012 é equivalente a 56% da produção de Itaipu.


voltar

Arquivo


11/06/2009 Respeito merecido
02/06/2009 Exportação será foco da produção de etanol da Petrobras Biocombustíveis
02/06/2009 Em 3 anos, Petrobras produzirá etanol celulósico
02/06/2009 Alternativas renováveis ao etanol ainda esbarram em custos
02/06/2009 UE discute certificação do etanol em março de 2010
   Realização:

Copyright 2008 - Ethanol summit - todos os direitos reservados. Resolução mínima recomendada 1024x768 pixels.

Política de Privacidade - Saiba como fazer sua inscrição

  • Patrocínio
  • Plenária Especial
  • Transportadoras Oficiais
  • Apoio
  • Parceria
  • Realização