Ethanol Summit 2009

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

> English

Summit-na-Mídia

Sem financiamento, usinas liquidam álcool
Site Invertia - www.invertia.com.br
01/06/2009

Os preços do etanol no Brasil, que estão abaixo dos custos de produção, não devem se recuperar antes de julho já que a maioria das usinas não consegue obter financiamento para armazenagem devido a dívidas anteriores, afirmou na segunda-feira a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), em São Paulo.

O governo brasileiro anunciou em março cerca de R$ 2,5 bilhões para as empresas armazenarem 5 bilhões de l para lidar com a queda dos preços em 2009/10.

A crise financeira global atingiu com força o setor de açúcar e etanol do Brasil. Muitas empresas, precisando de dinheiro, aceleraram as vendas do combustível para gerar fluxo de caixa, derrubando os preços no mercado.

"Muitas usinas enfrentam problemas de liquidez, uma falta de crédito, não conseguem nem obter financiamento para construir estoques...(Então o financiamento) não resolve o problema da queda de preços no curto prazo, antes de julho", disse o diretor-técnico da Unica, Antônio de Pádua Rodrigues.

Muitos grupos em melhor situação vão provavelmente comprar etanol de empresas mais fracas para fazer estoques, usando todos os fundos disponíveis. Mas isso não deve impedir as usinas que precisam de dinheiro de vender o combustível no mercado local, disse Pádua no intervalo do Ethanol Summit, promovido pela Unica.

O setor de açúcar e etanol do Brasil, que reúne 400 usinas, realizou forte alavancagem nos últimos anos para ampliar a capacidade. Mas a crise financeira global reduziu o crédito, deixando as usinas sem outra opção a não ser vender seu produto no mercado à vista para gerar dinheiro.


voltar

Arquivo


11/06/2009 Respeito merecido
02/06/2009 Exportação será foco da produção de etanol da Petrobras Biocombustíveis
02/06/2009 Em 3 anos, Petrobras produzirá etanol celulósico
02/06/2009 Alternativas renováveis ao etanol ainda esbarram em custos
02/06/2009 UE discute certificação do etanol em março de 2010
   Realização:

Copyright 2008 - Ethanol summit - todos os direitos reservados. Resolução mínima recomendada 1024x768 pixels.

Política de Privacidade - Saiba como fazer sua inscrição

  • Patrocínio
  • Plenária Especial
  • Transportadoras Oficiais
  • Apoio
  • Parceria
  • Realização