Ethanol Summit 2009

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

> English

Summit-na-Mídia

SP: Unica anuncia dois projetos no Summit 2009
Página Rural
01/06/2009

Durante a cerimônia de abertura do 2° edição do Ethanol Summit, nesta segunda-feira (01), a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) anunciou aos 1,5 mil participantes a realização de dois projetos ligados às áreas trabalhista e de comunicação do segmento canavieiro. Um destes projetos, chamado de “RenovAção”, será o primeiro e maior programa de requalificação profissional promovido pelo setor. Outra iniciativa será o projeto “AGORA” (Agroenergia e Meio Ambiente), cujo objetivo é uma campanha de marketing e comunicação para destacar o papel positivo do etanol em questões relacionadas com mudanças climáticas e meio ambiente.

Inicialmente, o “RenovAção” será implantado nas principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo, onde os trabalhadores que atuam no plantio e no corte manual da cana-de-açúcar receberão treinamento e requalificação para desempenharem outras funções na área industrial das usinas ou fora da atividade canavieira.

“Por ano, requalificaremos sete mil cortadores de cana, e este é só o primeiro passo”, ressaltou o presidente da UNICA, Marcos Jank. O programa tem o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além da participação da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) e das empresas John Deere, Case IH e Syngenta.

As empresas do segmento sucroenergético brasileiro, que também fazem parte do projeto “AGORA”, acreditam que uma comunicação integrada a respeito das contribuições do etanol para a economia e o meio ambiente no Brasil poderá melhorar cada vez mais a imagem do setor.

As ações, desenvolvidas em sete Estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Distrito Federal, Mato grosso do Sul e Bahia), estarão voltadas para consumidores de etanol, formadores de opinião e de políticas públicas, além de estudantes do ensino médio nas redes estaduais de ensino.

Umas das campanhas educativas do “AGORA” visa a conscientização de professores e alunos sobre formas de mitigar o aquecimento global. Denominada “Desafio Mudanças Climáticas”, a iniciativa envolverá mais de 11 mil escolas, 47 mil docentes e 2,3 milhões de jovens que cursam a 7° e 8° séries. O projeto premiará os 70 melhores trabalhos inscritos em todo País.

Também será criado o prêmio “Top Etanol” e “Top Bioeletricidade”, distinguindo anualmente personalidades que se destacarem no setor sucroenergético nacional. “As participações das empresas Monsanto, Itaú Unibanco Holding, Basf, Dedini e SEW Eurodrive permitirão o mapeamento de novos dados como o faturamento e a geração de empregos diretos e indiretos no setor”, avalia Jank.

O anúncio feito pela UNICA teve como contexto uma sequência de seminários em cinco salas temáticas operando simultaneamente, e oferecendo um total de 25 painéis. O Ethanol Summit 2009 se estenderá até quarta-feira (03), no World Trade Center Hotel, localizado na zona sul da capital paulista. Os participantes também terão acesso livre ao “Brazil Etanol Trade Show”, uma feira de negócios que reúne 80 expositores apresentando produtos, equipamentos e serviços do setor.


voltar

Arquivo


11/06/2009 Respeito merecido
02/06/2009 Exportação será foco da produção de etanol da Petrobras Biocombustíveis
02/06/2009 Em 3 anos, Petrobras produzirá etanol celulósico
02/06/2009 Alternativas renováveis ao etanol ainda esbarram em custos
02/06/2009 UE discute certificação do etanol em março de 2010
   Realização:

Copyright 2008 - Ethanol summit - todos os direitos reservados. Resolução mínima recomendada 1024x768 pixels.

Política de Privacidade - Saiba como fazer sua inscrição

  • Patrocínio
  • Plenária Especial
  • Transportadoras Oficiais
  • Apoio
  • Parceria
  • Realização