Ethanol Summit 2009

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

> English

Summit-na-Mídia

UE discute certificação do etanol em março de 2010
Site Terra - www.terra.com.br
02/06/2009

O texto sobre certificação dos biocombustíveis deve começar a ser avaliado pela União Européia em março de 2010. A informação é da representante da Comissão Européia de Transporte e Energia, Alexandra Langenheld. "A idéia sobre a qual estamos trabalhando é utilizar as experiências que já existem. Não queremos reinventar a roda", afirmou.

Alexandra participou com os representantes da Unica, Géraldine Kutas, da BSI, Daudi Lelijveld, da SGS Brazil, Rosemary Vianna, e do CEO da Agência de Combustíveis Renováveis do Reino Unido, Nick Goodall, da mesa que discutir a certificação de biocombustíveis, no segundo dia do encontro Ethanol Summit 2009, realizado, em São Paulo, pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Para Alexandra, a União Européia quer garantir que os biocombustíveis são sustentáveis dentro e fora da União Européia. "Já se trabalha também na certificação da bioenergia e de outros produtos agrícolas."

De acordo com Daudi Lelijveld, a certificação não deve ser vista como um problema. "É a forma mais clara de se levantar dólares no mercado. Por falta de outra alternativa em se criar valor, a certificação parece ser a melhor", afirmou. "Também é uma forma de a gente não ter esses recursos ficando somente com as Cargill e British Petroleum. A certificação pode ser concedida para o produtor, o usineiro etc. É um sistema prático e implementável."

O chefe-executivo da Agência de Combustíveis Renováveis do Reino Unido, Nick Goodall, lembrou o setor sucroalcooleiro brasileiro de que o cliente, a União Européia, já enviou sinais de que a sustentabilidade é importante para os biocombustíveis. "Mostrou que terá de importar boa quantidade do produto, que é um bom mercado, afirmou. "Se eu fosse um produtor não veria a sustentabilidade como uma limitação às minhas atividades e negócios", concluiu.


voltar

Arquivo


11/06/2009 Respeito merecido
02/06/2009 Exportação será foco da produção de etanol da Petrobras Biocombustíveis
02/06/2009 Em 3 anos, Petrobras produzirá etanol celulósico
02/06/2009 Alternativas renováveis ao etanol ainda esbarram em custos
02/06/2009 UE discute certificação do etanol em março de 2010
   Realização:

Copyright 2008 - Ethanol summit - todos os direitos reservados. Resolução mínima recomendada 1024x768 pixels.

Política de Privacidade - Saiba como fazer sua inscrição

  • Patrocínio
  • Plenária Especial
  • Transportadoras Oficiais
  • Apoio
  • Parceria
  • Realização